“Queremos Saúde, Caixa!” — Participe da Mobilização Nacional com doação de sangue no dia 22 de outubro!

09/10/2025

Empregados da Caixa em todo o país estão se mobilizando em protestos contra as atuais diretrizes do plano Saúde Caixa. Entre as principais reivindicações estão o reajuste zero nas mensalidades, o fim do teto de custeio de 6,5% da folha e a ampliação da rede credenciada, garantindo um plano mais justo e acessível para todos.

Uma das ações mais esperadas da mobilização será a doação de sangue, marcada para o Dia D – 22 de outubro, em diversas cidades do Brasil, com o tema “Queremos Saúde, Caixa!”.

A AGECEF/BH preparou um material especial para que você fique bem informado e possa participar dessa iniciativa solidária e de luta sem surpresas!

Quem pode doar sangue?

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas, mas para realizá-la com segurança é preciso atender a alguns critérios estabelecidos pelos bancos de sangue. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais, disponível no site da Hemominas. A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos. O peso mínimo exigido é de 51 kg, e o máximo, 150 kg.

A frequência das doações varia conforme o sexo: homens podem doar a cada 60 dias, até quatro vezes por ano, enquanto mulheres devem respeitar o intervalo mínimo de 90 dias, com até três doações anuais.

Como agendar a sua doação?

    • Acesse o portal de doações de sangue do estado Minas Gerais abaixo;

    • Escolha o local mais próximo de você;

    • A agenda é disponibilizada com 10 dias de antecedência;

    • Preencha os dados e clique em “Confirmar Agendamento”.

    • No dia agendado, informe que sua doação será para a campanha: SAÚDE CAIXA.

 

Lista de municípios mineiros com Hemocentros

ALÉM PARAÍBA
BELO HORIZONTE
BETIM
DIAMANTINA
DIVINÓPOLIS
GOVERNADOR VALADARES
JUIZ DE FORA
MANHUAÇU
MONTES CLAROS
PASSOS
PATOS DE MINAS
PONTE NOVA
POUSO ALEGRE
POÇOS DE CALDAS
SETE LAGOAS
SÃO JOÃO DEL REI
UBERABA 
UBERLÂNDIA

Como se preparar bem para doação de sangue

Alguns cuidados são indispensáveis antes da doação. O doador deve dormir bem, com pelo menos quatro horas de sono na noite anterior, alimentar-se adequadamente, evitando alimentos gordurosos, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ao procedimento. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.

Quem não pode doar:

Existem também impedimentos temporários ou definitivos para a doação. Entre as doenças, quem teve zika, dengue ou chikungunya deve aguardar 30 dias após a cura — no caso da dengue hemorrágica, o prazo é de 180 dias. Pessoas que tiveram COVID-19 ou gripe devem esperar de 10 a 14 dias após a melhora dos sintomas. Já quem teve hepatite após os 11 anos ou doença de Chagas está definitivamente impedido de doar, bem como HIV.

As vacinas também exigem intervalos específicos: 48 horas após doses de gripe, CoronaVac ou Covaxin; 7 dias para AstraZeneca, Pfizer, Janssen, Moderna ou Sputnik V; e 30 dias para febre amarela, dengue ou sarampo.

Outros casos exigem períodos de espera variáveis: tatuagens, micropigmentação ou piercing pedem intervalo de 6 a 12 meses, dependendo da avaliação de antissepsia. Após cirurgias, deve-se aguardar de 3 a 6 meses, e em exames invasivos como endoscopia, colonoscopia ou broncoscopia, o intervalo é de 6 meses. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não podem doar. Já pessoas com hipotireoidismo podem doar, desde que a doença esteja controlada e não seja autoimune.

Essas orientações garantem a segurança tanto do doador quanto do receptor, reforçando a importância de doar sangue de forma consciente e responsável. Vamos juntos realizar uma grande mobilização em favor do Saúde Caixa com um gesto de solidariedade!

 

Departamento de Comuncação da AGECEF/BH

Faça parte você também!

Associe-se e aproveite as vantagens que a AGECEF/BH pode te proporcionar.