Sobre Nós

O que é a AGECEF

A AGECEF BH, Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal de Belo Horizonte, é uma organização sem fins lucrativos que representa os gerentes da Caixa em Minas Gerais. 

Nossa associação é composta pela presidenta, o vice-presidente, 7 diretores e 7 conselheiros, cumprindo um mandato de 3 anos. Nossa equipe busca constantemente estabelecer parcerias e convênios que tragam benefícios e vantagens exclusivas para os associados. Além disso, promovemos eventos, cursos e capacitações para atualização e aprimoramento dos conhecimentos dos gestores.

A AGECEF BH é também uma importante plataforma de troca de experiências e informações entre os gerentes da Caixa, proporcionando um ambiente de networking e apoio mútuo. Acreditamos que juntos podemos alcançar nossos objetivos de forma mais efetiva.

Nossa missão é fortalecer a atuação dos gestores, fomentar o desenvolvimento profissional, além de promover ações que visem ao bem-estar e qualidade de vida dos associados. Queremos ser referência como uma associação de excelência, comprometida com o crescimento e valorização dos gestores da Caixa Econômica Federal.

Nossos Objetivos

Os objetivos da AGECEF BH giram em torno da proteção dos interesses dos gestores da Caixa Econômica Federal, bem como da luta pela garantia dos direitos trabalhistas. Trabalhamos em estreita colaboração com os associados, buscando representá-los de maneira efetiva junto à Caixa e outros órgãos, como a FENAG (Federação Nacional das Associações de Gestores da Caixa) e a FENAE (A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), promovendo ações que visam ao seu desenvolvimento.

Nossa História

A história da AGECEF BH começa no final da ditadura militar, quando colegas da Caixa começaram a se unir e materializar a ideia de uma organização que desse voz e autonomia aos gestores. Seu início, porém, só se deu ao final do ano de 1992, quando a articulação dos gestores tomou forma e começou a se reunir formalmente e seu primeiro presidente, Itamar Ferreira, tomou posse. Na mesma época, também foram criadas as AGECEF’s de Juiz de Fora e do Triângulo Mineiro
Com a ascensão de Itamar Franco à vice-presidência e a nomeação de Danilo de Castro como presidente da Caixa Econômica Federal, houve uma mudança significativa na imagem da instituição, e as AGECEF’s receberam grande apoio da administração da Caixa, o que possibilitou a consolidação das já existentes e o surgimento de novas associações por todo o país.
A primeira reunião formal da AGECEF BH aconteceu em 1993 na cidade de Pirapora, onde se discutiu o que a associação iria se propor a fazer e planos para o futuro da Caixa. A partir daí, a associação participou ativamente de momentos importantes, como a criação da FENAG, uma entidade de representação dos direitos dos gestores a nível nacional. A organização também começou a promover serviços que impulsionaram a carreira profissional e a qualidade de vida dos gestores, como os convênios que possibilitam a aquisição de produtos como planos de telefonia, computadores e automóveis com desconto.
“A AGECEF BH participou de momentos fundamentais na luta trabalhista e pela valorização dos gestores. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história” Itamar Ferreira, primeiro presidente da AGECEF BH
Itamar Ferreira Primeiro presidente da AGECEF BH
Atualmente, a AGECEF BH está em sua 18ª Diretoria Executiva, que estará em vigor no período de 2022 a 2025 (junho 2022 a junho/2025). Nesta gestão, a associação teve, pela primeira vez, uma presidenta mulher empossada.
“Como primeira presidenta mulher da AGECEF Belo Horizonte, me sinto honrada em ocupar esse cargo. É por meio da participação feminina nos espaços de decisão e liderança que poderemos estruturar uma gestão mais diversa, inclusiva e equilibrada. Encorajo todas as mulheres a se envolverem ativamente, compartilhando suas ideias, experiências e habilidades”
Giuliana Pardini
Presidenta da AGECEF BH
A AGECEF BH continua comprometida em sua missão de representar e defender os interesses dos gestores da Caixa Econômica Federal, e segue na ativa promovendo eventos, capacitações, treinamentos, palestras e trabalhando para oferecer benefícios e parcerias que melhorem a experiência de seus associados enquanto gestores e funcionários da Caixa. “É muito importante a parte da convivência com os colegas. Os encontros que fazemos, as celebrações, são importantes para promover bem estar para além da vida profissional.”
Anísio Filho Associado da AGECEF BH

Quem
pode se
associar?

Poderão se associar empregados da CAIXA na ativa, ocupantes de funções gratificadas, inclusive assistentes, ex-gerentes/gestores que já eram associados ao tempo do desligamento do cargo/função, e aposentados que exerceram cargo de gestãio na CAIXA, e ocupantes de novas funções de gestão que já integram ou que passem a integrar a qualquer tempo, a estrutura da CAIXA.