Dia Internacional da Mulher: Conquistas e Desafios para as Mulheres na CAIXA

08/03/2023

No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data de celebração das diversas conquistas e direitos alcançados pelas mulheres ao longo dos anos. No entanto, também é um momento de reflexão sobre os importantes desafios que ainda precisam ser superados.

Apesar dos avanços significativos, a CAIXA ainda enfrenta obstáculos para garantir uma maior representatividade feminina em cargos de gestão. Observamos que, quanto mais elevado o cargo, menor é a participação das mulheres. Na área de atuação da AGECEF Belo Horizonte, não temos nenhuma mulher ocupando o cargo de Superintendente de Rede, e apenas uma mulher ocupa o cargo de Superintendente Executivo, dentre 25 funções existentes. É necessário avançar para que o percentual de mulheres em posições de liderança seja equivalente ao percentual de participação feminina na CAIXA.

No entanto, neste Dia Internacional da Mulher, a AGECEF BH gostaria de destacar e homenagear três de suas associadas que são exemplos de força, determinação e superação. São executivas que conciliam a maternidade, suas carreiras e os desafios diários de serem mulheres.

Giuliana Pardini, casada e mãe de Giovanna e Isadora, dedica-se à carreira no sistema financeiro desde os 18 anos. Com uma trajetória sólida, Giuliana atuou em diferentes cargos na CAIXA e em 2022 assumiu um importante papel: ser a primeira mulher à frente da AGECEF Belo Horizonte. Para ela, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de celebrar as conquistas das mulheres na luta pela igualdade de gênero e também de lembrar que ainda há muito a ser feito.

Adriane Marise da Silva, gerente geral da Agência de Itaú de Minas, enfrenta não apenas os desafios de ser mulher, mas também os desafios do preconceito racial. Adriane destaca a importância de ser uma referência para outras mulheres e meninas que enfrentam situações semelhantes, mas também ressalta a necessidade de avançar na equidade de gênero e cor na CAIXA.

Por fim, Janahinna Moreira da Silva, natural de Itamaraju/BA, mãe de Gabriel e Maria Eduarda, lidera a Superintendência Executiva de Varejo Zona da Mata em Viçosa, sendo uma das poucas mulheres a ocupar essa função no Estado de Minas Gerais. Janahinna destaca a importância do apoio da família para conciliar sua vida pessoal e profissional.

Neste Dia Internacional da Mulher, é fundamental reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres, mas também é necessário continuar lutando por um mundo mais igualitário e justo. A AGECEF BH reforça seu compromisso em promover a igualdade de gênero e apoiar todas as iniciativas que visem garantir a participação plena das mulheres no ambiente corporativo.

Faça parte você também!

Associe-se e aproveite as vantagens que a AGECEF/BH pode te proporcionar.